Direção

Quem coordena o Meu Negócio Florestal 😀

Olá, sou Daniel Barcellos empresário do segmento florestal que tem ajudado dezenas de empresas a crescerem no segmento florestal por trabalhar sempre na vanguarda da inovação em processos.

Quero lhe contar a História de como cheguei aqui neste projeto do Meu Negócio Florestal.

Minha Infância

Slide2Desde criança  tinha fascínio por desenvolver e criar coisas. Lembro-me bem que na pré-adolescência criei um projetor de caixa de papelão, lente de binóculo e lâmpada incandescente e fiz isso  pesquisando nas enciclopédias da época (Barsa e Mirador), hoje relíquias. E não ficava apenas satisfeito na pesquisa eu geralmente executava o que aprendia e executava utilizando os recursos da época e fazendo as devidas adaptações necessárias.

Após a criação dos equipamentos (foram diversos com melhorias)  eu criava verdadeiras salas de cinema adaptadas na despensa escura da casa dos meus pais onde minhas irmãs, amigos e até desconhecidos vinham assistir os eventos de transmissão, um sucesso…

Lembro-me bem, que, desenhava histórias em papel e fazias rolos de filmagem….

Rolos de filmagem produzidos por uma criança que era feito a partir de uma técnica simples: O recurso de translucência era feita em papel comum branco e acontecia usando óleo de soja nos papéis que que eu roteirizava, desenhava e pintava, lembro-me que após aplicado óleo deixava secar ao sol, cortava as tiras e montava um rolo de filmagem… e bingo… um novo evento surgia!

Um dos meu programas de televisão preferido era o Profissão Perigo o famoso “MacGiver”, que inventava e criava coisas com poucos recursos. Você  se lembra? o agente secreto MacGyver dava inveja a qualquer um com suas soluções mirabolantes… Se não se lembra ou não era da sua época, atualmente existe um reload da série que está sendo produzido e veiculado atualmente pela CBS uma versão moderna de inventividade criativa.

Minha Adolescência….

No meu segundo grau em um colégio de tempo integral iniciei meus primeiros experimentos e testes na área agrária e fazia isso no intervalos de aula… apenas por diversão, curiosidade e interesse… buscava a orientação nos próprios professores que nos dava aulas .Slide3

O meu primeiro experimento assessorado foi hidroponia de alface… fizemos a produção de alface a partir da técnica de produzir alimento num solo inerte (areia) sem qualquer nutriente. Controlávamos as condições de água , iluminação e nutrientes específicos com diferentes formulações químicas  Foi fantástico ver diferentes respostas a diferentes condições de experimento…

Me recordo ainda que havia adquirido no laboratório da escola salitre do chile e enxofre… dois componentes para se produzir pólvora… fórmula que tive conhecimento também por pesquisa nas enciclopédias físicas da época… tinhamos conesguido ainda umas baterias, fios, despertador… e imagine… o que íamos fazer…”uma bomba relógio”  lembro que a informação vazou… perdemos no ônibus da escola alguns componentes e operação foi abortada…

Na Faculdade…

Ao entrar na faculdade ainda muito novo com meus 17 anos, logo, comecei a reservar na fila de espera de acesso aos laboratórios de informática da universidade para ter acesso computadores pessoais e me desenvolver nesta área… os computadores pessoais estavam iniciando a sua fase fase de expansão no Brasil… me recordo que na época o sistema padrão era o DOS e estava por surgir o primeiro sistema operacional da Microsoft o Windows 3.1… com interface gráfica que na época fascinava.Slide5

Estava surgindo a internet e logo me envolvi em projetos de criação de sites (Home Pages) e comecei a ganhar algum dinheiro e esse dinheiro eu reinvesti em cursos e em equipamentos pessoais meus de informática.

Rapidamente também me envolvi em projetos acadêmicos me tornando monitor de desenho técnico em que ajudei com aulas e orientações dezenas de alunos talvez centenas que não tinham a mesma facilidade que eu tinha com desenhos e tridimensionalidade…

Muito ativo, fiz cursos de idiomas, cursos extracurriculares  e 05 estágios não obrigatórios… e vibrava cada vez que colocava meu aprendizado em ação…

Tive então a oportunidade então de trabalhar com iniciação científica na área de paisagismo onde fiz um levantamento completo da maioria das áreas verdes de lazer da cidade e da universidade levantando plantas tóxicas que poderiam causar acidentes a população principalmente crianças e propus uma substituição por plantas de valor estético similar… num trabalho que poderia muito bem se tornar uma tese de mestrado….

Após a Faculdade… minha primeira decepção…

Apesar de ter me dedicado tanto ao longo dos anos… não passei no mestrado que tanto almejava e não conseguia emprego…. era um período complicado e sempre me perguntava o que fiz de errado esse tempo todo…

Passei a pesquisar na internet, a ler livros que me dSlide6irecionassem para saber em que eu tinha errado… nisso as coisas começaram a mudar.

Iniciei minha especialização em fontes alternativa de energia onde me dediquei por um ano…

Nesse período ajudei a criar RENABIO – Rede Nacional de Biomassa para Energia… entidade que tem por objetivo desenvolver o setor de biomassa para energia no Brasil….me tornei diretor técnico e depois me tornei presidente…

Fui ainda diretor financeiro do CBCN – Centro Brasileiro para Conservação da Natureza e apoiava inúmeros projetos tanto na RENABIO quanto no CBCN.

No mestrado… e minha primeira empresa

O meu mestrado foi uma escola de administração… após iniciar o meu mestrado rapidamente comecei meu experimento ajudando a projetar e construir um forno container, um forno que produzia carvão em 08 horas… este forno foi para uma multinacional, no entanto problemas entre meu orientador e a empresa levaram-me a perder 01 ano de trabalho…Slide10

Tinha agora menos de um ano para fazer tudo de novo… e agora sem recursos imediatos…  e após ser acolhido por um professor de outro departamento reiniciamos o projeto… agora dentro da universidade… no entanto faltava recursos financeiros, físicos e de pessoas.

Nada que não se resolvesse, consegui um pouco de recursos de um projeto do meu coordenador, mas um pouco de recursos de outro projeto com o professor que havia acolhido o projeto recursos da prefeitura do campus da universidade… apoio de estagiários… remanejo de laboratoristas de outros projetos… uma engenharia administrativa complexa, mas que funcionou.

Após muito trabalho, tive minha tese defendida na data com louvor… UFA!

Nesta parte da minha vida criei minha primeira empresa e logo surgiram muitos clientes em vários regiões do Brasil e até mesmo no exterior…

No Doutorado…

No doutorado tive muitas dificuldades pois as minhas características de execução e rompimento de paradigmas fugiam do sistema tradicional de ensino.Slide7

Isso me gerou muitos problemas durante o meu doutorado, enquanto que o sistema tradicional do doutorado exigia dedicação exclusiva em que o doutorando tinha de colocar a mão na massa e fazer tudo inclusive os trabalhos mais simples…eu usava tudo que tinha aprendido na própria faculdade no meu mestrado (em que lidei com problemas e administrei todos os recursos daquele projeto) e o que havia aprendido com a criação e participação de entidades como a RENABIO, CBCN e minha primeira empresa de consultoria.

Terminei meu doutorado no meu limite do tempo com 05 anos de dedicação, de ter escrito e revisado mais de 600 páginas que foram condensadas em apenas 200 páginas… foi um passo a mais.

No Mercado… como empresário…

Ao longos dos últimos anos tive 04 empresas:

1 – Projetos assessoria e consultoria…na área de energia de biomassa com foco em inovação… foram dezenas de projetos que ajudaram inúmeras empresas. Esta empresa foi criada antes do meu mestrado após ter me graduado

2 – Produção de carvão… Como ajudava inúmeras empresas decide a começar a produzir carvão vegetal aplicando o que sugestionava pois ansiava ter mais liberdade em aplicar conceitos e princípios em que eu mesmo analisava, conceituava e aplicava. Slide11

3 – Construções Térmicas… Uma empresa voltada para construções térmicas e implantação de projetos inovadores… criada após o término do meu doutorado em que eu passei a construir e implantar o que idealizava e outros que estivessem relacionados ao ramo de atuação…

4 – Produção de carvão ecológico: Uma empresa voltada para produzir carvão de forma ecológica. Empresa criada após meu doutorado agora com foco em produção de carvão sob contratos de preços fixos com mercado de nicho.

5 – Marketing Digital Florestal com Coaching: Principal projeto voltado agora para treinamentos, ensino e marketing digital em empresas. Os projetos ligados a este tipo são os que mais me fascinam pois remetem aos meus sonhos e anseios de infância…

Como Docente…

Durante 04 anos atuei como docente exercitando minha capacidade de oratória, de ensino e de conexões com pessoas.Slide9

Durante este período fui reconhecido por DUAS turmas que lecionava tendo sido eleito com muito orgulho como PARANINFO das turmas de Engenharia Ambiental da Faculdade em que lecionava.

Foi um período de reaprendizado em que eu avaliava o que fazia e como poderia realizar algo melhor, neste período já começava a imaginar como tornar o processo de ensino automático e me surgia já a ideia deste projeto o Meu Negócio Florestal…

Como Coach…

Após ter obtido alguns fracassos empresariais voltei ao meu estado de autoavaliação e após muita pesquisa e análise percebi que precisava me capacitar em duas áreas:Slide12

  1. Liderança:
  2. Conexões digitais

Foi quando iniciei minha capacitação na formação da minha liderança realizando cursos de inteligência emocional e coaching, sendo o coaching considerado por muitos especialistas como a ultima fronteira da liderança.

Com o Projeto Meu Negócio Florestal…

O projeto Meu Negócio Florestal tem o objetivo de ajudar pessoas e empresas a se posicionarem melhor no mercado a partir de conteúdo de qualidade florestal.

Tem o objetivo de trazer cursos aplicados, palestra edificantes, entrevistas que trazem experiência de vida e de negócios.

Em uma palavra o Meu Negócio Florestal se resume em uma palavra: CONTEÚDO!

O Meu Negócio Florestal se estabelece em quatro valores fundamentais a saber educação, sociedade, sustentabildiade e empreendorismo que temos pregado.

Daniel Barcellos